Modelagem de Dados e Seu primeiro Cliente!

Você é contratado para modelar o sistema de banco de dados de um cliente. E agora? O que você precisa fazer?

Neste cenário o cliente precisa que você entenda o contexto do seu negócio para que seja possível transforma-lo em um modelo relacional.

OK… dentro de um projeto de banco de dados já temos os passos bem definidos. Criamos uma versão de alto nível em um esquema ER – Entidade Relacionamento – para então transformá-lo em um esquema relacional.

Caso tenhamos certeza que se trata de um modelo de banco de dados relacional podemos partir diretamente para o esquema relacional. Mas temos um gap aqui…

Como lidar com o cliente?

Tudo isso ainda é muito técnico pro cliente. Mesmo que você utilize um esquema ER, dependendo do escopo que compõem o mini-mundo, ainda será difícil para seu cliente entender o que você está fazendo.

Então o que se faz em uma situação dessas? Posso listar alguns aspectos que merecem atenção:

1. Precisamos definir as regras de negócios. Entenda do que se trata o mundo do seu cliente. Assim você provavelmente irá tomar melhores decisões de modelagem

2. Defina o nível de profundidade das informações. Saber o que precisa ser mapeado tornará seu banco de dados mais eficaz.

3. Faça reuniões com seu cliente para alinhar espectativas e tirar dúvidas sobre o negócio. Isso vai te poupar tempo com retrabalho

4. Não assuma nada, pergunte. Por mais óbvio que pareça um elemento, confirme com seu cliente. Pode ser que ele tenha um entendimento diferente do seu.

5. Formule perguntas. Defina juntamente com seu cliente o que ele espera que seja retornado de informção. Assim, você saberá se modelou o mini-mundo corretamente.

6. Documente! Sim, faça a documentação de todo o processo. Você terá contato com muitas informações e não vai lembrar de tudo. Utilize a documentação como sua aliada.

Bem… espero que essas dicas te ajudem na abordagem com seu cliente. E ai, qual outro método você utiliza para melhorar sua comunicação com seu cliente?

Estes foram alguns pensamentos sobre o assunto, caso queira saber mais sobre pode enviar perguntas pelo Linkedin!

Até a próxima!

Outros posts sobre banco de dados

Juliana Mascarenhas

Data Scientist and Master in Computer Modeling by LNCC.
Computer Engineer