Instalar cliente OpenVPN em Windows 

English version: https://simplificandoredes.com/en/install-openvpn-client-on-windows/

Neste tutorial, vamos demonstrar como instalar o cliente OpenVPN em Windows e também vamos mostrar como configurar o cliente OpenVPN.  

Usaremos um cenário de laboratório para permitir que o leitor aprenda e possa replicar o que é apresentado nesse tutorial.

Além disso, explicamos durante o tutorial o que deve ser alterado para um cenário de produção real. 

Estamos assumindo que você já tem um servidor OpenVPN instalado. Caso não tenha, temos um tutorial Instalar Servidor OpenVPN:

Instalar Open VPN em Linux

Instalando o OpenVPN client 

Inicialmente vamos para a página do OpenVPN e vamos fazer o download do instalador de cliente openvpn. Para isso vamos digitar o link abaixo. 

https://openvpn.net/community-downloads/

Após o download do instalando do cliente OpenVPN, vamos executar o arquivo que acabamos de fazer download. Para isso, vamos fazer um duplo click com o mouse. 

OpenVPN Client
OpenVPN Client

Em seguida, vai aparecer a tela abaixo. Vamos clicar em “Install Now” .

Install OpenVPN Client
Install OpenVPN Client

Depois disso, vamos dar permissão para o instalador OpenVPN fazer acesso ao disco. 

Após a instalação poderemos ver a mensagem abaixo. Então, vamos clicar em “Close”. 

Openvpn client installing completed
Openvpn client installing completed

Transferindo o arquivo OVPN do cliente (Opcional) 

Agora vamos pegar o arquivo de configuração do cliente. Existem diversas formas para isso. Nesse tutorial, vamos pegar o arquivo do cliente usando o SFTP. No entanto, você pode enviar por email , pen drive… 

Para baixar por SFTP, vamos nos conectar no servidor. Para isso, precisamos saber qual o IP do servidor OpenVPN. Em nosso caso o servidor OpenVPN tem o IP 192.168.11.2.

No entanto, o verifique qual o IP do seu servidor OpenVPN . Além disso se já estiver usando o OpenVPN em um ambiente de produção, provavelmente o IP do servidor OpenVPN será um IP público. 

Para fazer acesso ao servidor OpenVPN com o SFTP vamos clicar no menu iniciar e em executar e em seguida vamos digitar cmd.

windows cmd
windows cmd

Agora você tem um terminal. Dentro desse terminal vamos digitar o comando abaixo: 

sftp [email protected]  

O comando consiste na aplicação que vamos usar, nesse caso é o “sftp”. Em seguida temos o usuário do servidor OpenVPN, nesse caso nosso usuário é o “redes”. Depois disso temos que informar o endereço do servidor OpenVPN. Em nosso exemplo, esse endereço é o “@192.168.11.2”. 

sftp to openvpn server
sftp to openvpn server

Depois disso, você vai informar a senha do usuário da máquina que tem o servidor OpenVPN. 

Agora, vamos para o diretório onde está armazenado o arquivo “OVPN” do nosso usuário. Em nosso caso os arquivos do nosso usuário cliente  Alice está armazenado. Para isso vamos usar o comando “cd /home/redes/vpn_clients/alice/”. Lembre-se de usar o diretório no qual você armazenou os arquivos dos seus clientes Openvpn. 

cd /home/redes/vpn_clients/alice/ 
Command ls inside Alice directory
Command ls inside Alice directory

Agora vamos usar o comando “get” para poder baixar o arquivo “Alice.ovpn”.  

get Alice.ovpn 

A figura abaixo mostra o arquivo Alice.ovpn sendo copiado para a máquina Windows. 

sftp get client config ovpn
sftp get client config ovpn

Editando o arquivo OVPN 

Agora, vamos editar o arquivo ovpn do cliente. Nesse caso, vamos altear o IP do servidor e vamos descomentar as linhas abaixo. 

group and user

Após a alteração, as linhas vão ficar assim: 

user nobody 
group nobody 

Agora vamos alterar o IP do servidor OpenVPN. Para isso,  precisamos verificar qual o IP do nosso servidor OpenVPN. No nosso caso, estamos fazendo acesso dentro de uma rede interna e o IP do servidor OpenVPN é “192.168.11.2”. No entanto, você provavelmente vai ter um IP público do seu servidor OpenVPN ou o IP público do seu roteador de borda que faz o forwarding para a porta do seu servidor OpenVPN. 

remote 192.168.11.2  
remote openvpn server IP and port
remote openvpn server IP and port

Adicionando um DNS alternativo 

Caso não tenha especificado um servidor DNS para sua interface VPN. Você pode inseir no arquivo do cliente a opção “dhcp-option DNS”. Essa linha de comando permite que o cliente use o DNS especificado na configuração do cliente OpenVPN. Em nosso caso, estamos usando um DNS da google o “8.8.8.8”. Você pode escolher o DNS que melhor satisfazer seus propósitos. 

dhcp-option DNS 8.8.8.8 
Client DNS
Client DNS

Executando o cliente OpenVPN 

Agora vamos executar o aplicativo OpenVPN.

openvpnGui
openvpnGui

Depois de iniciado, vamos no canto inferior direito e vamos clicar com o botão direito do mouse no link com o símbolo da figura abaixo. 

Client openvpn icon
Client openvpn icon

Ao clicar com o botão direito do mouse, vamos ver a opção “Import”. Então, vamos clicar em “Import” e vamos escolher o local onde salvamos o arquivo OVPN do cliente. 

openvpn client import
openvpn client import
openvpn client config
openvpn client config

Após importar o arquivo do cliente OpenVPN, podemos clicar com o botão direito do mouse no icone do OpenVPN e clicar em “Connect”. Então, o OpenVPN inciará a criação do túnel. 

openvpn client connect
openvpn client connect
openvpn client status
openvpn client status

Testando o cliente OpenVPN 

Para testar o cliente OpenVPn no Windows, você pode navegar na Internet ou usar o comando tracert do windows. Esse comando, tracert, é o mesmo do traceroute do linux.

Assim, o comando tracert vai permitir que você verifique os saltos até o host que você está pesquisando. Em nosso caso, o primeiro salto é o da conexão OpenVPN e em seguida vai para o default Gateway do servidor OpenVPN.

Dessa forma, temos a comprovação de que o cliente está usando a VPN de forma satisfatória. 

tracert www.google.com  
openvpn tracert
openvpn tracert

Juliana Mascarenhas

Data Scientist and Master in Computer Modeling by LNCC.
Computer Engineer

Instalar Ubuntu VirtualBox

Vamos ensinar como instalar o Ubuntu no VirtualBox. Para isso, vamos realizar uma instalação simples…
Ler mais