O que é protocolo de roteamento ?

O protocolo ou algoritmo de roteamento decide por qual interface vai enviar um pacote que está chegando no roteador. 

English version: Click

Quando usar protocolo de roteamento

Nesse caso, estamos falando da comutação por pacotes não orientada a conexão ou também chamado de datagramas. Dessa forma, vale ressaltar que o protocolo de roteamento pode tomar decisões de encaminhamento que se alteram em função do tempo.

Isso porque as rotas podem sofrer alterações e uma rota que antes era tida como boa pode se tornar ruim. 

Por outro lado, quando pensamos em roteamento baseado em circuito virtual podemos ter um roteamento baseado na sessão. Isso porque o roteamento permanece o mesmo enquanto durar a sessão do fluxo do circuito virtual.  

Roteamento ou encaminhamento de pacotes

Alguns altores como Tanenbaum gostam de separar encaminhamento de roteamento. Nesse caso, os autores argumentam que o encaminhamento é o trabalho de receber um pacote que chega e de acordo com a tabela de rotas escolher qual será a interface que será usada para enviar(encaminhar) o pacote.

Consequentemente, para o processo de roteamento teríamos a tarefa de realizar update nas tabelas de roteamento dos roteadores e essa tarefa seria feita pelos protocolos ou algoritmos de roteamento. 

O que esperar de um protocolo de roteamento

É esperado que um protocolo de roteamento seja estável e ao mesmo tempo que reflita as alterações topológicas na rede.

Isso significa que o protocolo de roteamento deve alterar as rotas conforme a necessidade de reproduzir a visão topológica da rede, mas não deve ficar alterando indefinidamente de forma a nunca ter uma visão da rede.  

Ter um protocolo de roteamento que seja estável na escolha das rotas e que mesmo assim garanta uma visão atualizada da rede traz um desafio intrínseco para atender a essas duas demandas.

Em alguns casos os projetistas dos protocolos de roteamento podem utilizar de estratégias para assegurar que a visão da topologia da rede não seja exatamente atualizada, mas que ao mesmo tempo seja a visão mais atualizada possível.  

Roteamento estático e roteamento dinâmico

Os protocolos de roteamento podem ser divididos em roteamento estático e roteamento dinâmico.

Roteamento estático

No roteamento estático, temos a necessidade de inserir as rotas previamente no roteador para que esse tome as decisões de por onde encaminhar os pacotes. Essa inserção das rotas na tabela de rota do roteador geralmente é feita pelos administradores de rede.  

Roteamento dinâmico

No roteamento dinâmico ou adaptativo, temos o protocolo de roteamento tomando as decisões na construção das tabelas de roteamento. Nesse caso, os roteadores podem trocar informações entre si para decidirem as melhores rotas para diferentes destinos. 

Qual roteamento usar?

Como quase tudo em rede, se me perguntarem quando dos dois é melhor roteamento estático ou roteamento dinâmico. Eu diria o velho e bom “depende”. Isso porque o roteamento estático pode ser interessante para redes pequenas ou para determinadas rotas que você deseja garantir que seja usado apenas alguns caminhos específicos.

Em contrapartida, o roteamento dinâmico pode se adaptar e escolher uma rota alternativa quando houver falha em alguns roteadores ou enlaces na rede. Consequentemente, o roteamento dinâmico evita que o gerente da empresa te ligue as 04:00 da manhã para avisar que o setor de e-comerce da empresa está fora do ar porque houve um problema de rotas internas na sua rede.

Resumindo, cabe a você analisar qual o tipo de roteamento interessante para sua empresa e em alguns casos até misturar os dois tipos de roteamento. 

Juliana Mascarenhas

Data Scientist and Master in Computer Modeling by LNCC.
Computer Engineer

Saiba mais:

Como funciona a camada de rede

O que é DNS

O que é NAT ?

Métodos HTTP

Protocolo HTTP – Como funciona?

Cookies – Protocolo HTTP

HTTP Client – Requisições GET e POST com API JAVA

https://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/net_mgmt/prime/network/3-8/reference/guide/routpro.html

https://datatracker.ietf.org/doc/html/rfc1058

https://www.ciscopress.com/articles/article.asp?p=2180210